Embora o aperto do cinto seja inevitável para empresas em todo o país, especialistas do escritório de advocacia global Squire Patton Boggs e da Forensic Risk Alliance desaconselham a cortar drasticamente os gastos com conformidade, pois isso convida a riscos que podem levar a grandes penalidades no caminho.

A magnitude total das implicações globais do COVID-19 ainda é amplamente desconhecida, pois os custos humanitários e financeiros continuam a se desdobrar. Já vimos um vislumbre do impacto financeiro, com as empresas retrocedendo nas projeções de lucros e sinalizando tensão financeira. Em meio a pedidos para o fechamento de negócios não essenciais na maioria dos EUA e para o menor tráfego de pessoas atribuível a pessoas que se abrigam no local, empresas de todos os setores buscam uma tábua de salvação para permanecer à tona. A preservação do caixa tornou-se de suma importância, com empresas de todo o mundo procurando maneiras de cortar gastos – de maneira drástica e rápida.

A conformidade pode ser uma dessas áreas em que as empresas tentam reduzir custos . Para ter certeza, seria financeiramente prudente e razoável do ponto de vista comercial reduzir ou eliminar funções específicas de conformidade que se tornaram desnecessárias, mas isso seria apropriado apenas se o perfil de risco da empresa fosse alterado – devido ao fechamento ou reestruturação de uma empresa. divisão, por exemplo. Conseguir economias de curto prazo cortando custos de conformidade – quando não relacionados a mudanças no perfil de risco da empresa – apresenta riscos sérios. Esse risco é particularmente grave para empresas que se beneficiam dos pacotes de estímulo COVID-19, incluindo a Lei de Ajuda, Alívio e Segurança Econômica de Coronavírus (Lei CARES), que vem com mecanismos robustos de supervisão.

A aplicação não está diminuindo a velocidade

Como as empresas buscam maneiras de reduzir custos, precisam ter em mente que, COVID-19 ou não, a execução não está diminuindo. Antes da pandemia, os últimos meses trouxeram alguns dos maiores assentamentos da Lei de Práticas Corruptas no Exterior (FCPA) e da Lei de Controle de Exportação de Armas (AECA) da história. Em dezembro de 2019, a multinacional de telecomunicações Ericsson concordou em pagar mais de US $ 1 bilhão para liquidar as cobranças da FCPA e, em janeiro de 2020, a Airbus concordou em pagar US $ 3,9 bilhões para liquidar as cobranças de FCPA e AECA. Da mesma forma, os assentamentos da Lei de Reivindicações Falsas (FCA) cresceram no ano passado para US $ 3,05 bilhões, após um lento 2018.

Desde o início da pandemia, as autoridades norte-americanas reafirmaram seu compromisso de investigar e processar as fraudes relacionadas ao COVID-19 . Em 16 de março de 2020, o procurador-geral William Barr instruiu todos os procuradores dos EUA a “priorizar a detecção, investigação e processo de todas as condutas criminais relacionadas à pandemia atual”. Em 22 de março, o Departamento de Justiça anunciou que iniciou sua primeira ação de aplicação da lei civil para combater fraudes relacionadas ao COVID-19. Uma declaração de 23 de março da Securities and Exchange Commission (SEC) confirmou que, apesar de ter feito a transição para o trabalho remoto, o negócio é normal na SEC.

Ele continuará aplicando o abuso de informações privilegiadas e leis relacionadas e está “comprometendo recursos substanciais para garantir que nossos investidores da Main Street não sejam vítimas de fraude ou práticas ilegais nessas condições econômicas e de mercado sem precedentes”.

Se alguma coisa, a aplicação se intensificará

As atividades comerciais relacionadas à administração do governo dos EUA dos fundos de auxílio COVID-19 estarão sujeitas a um exame adicional. A Lei CARES, assinada em 27 de março, estabelece três órgãos de supervisão:

  1. o Gabinete do Inspetor-Geral Especial para Recuperação de Pandemia no Departamento do Tesouro;
  2. o Comitê de Responsabilidade pela Resposta Pandêmica, composto pelos IGs dos Departamentos de Defesa, Educação, Saúde e Serviços Humanos, Segurança Interna, Justiça, Trabalho e Tesouraria, entre outros; e
  3. Comissão de Supervisão do Congresso.

Além disso, foi criado um comitê selecionado da Câmara para servir como outro observador dos gastos com coronavírus do governo. Chamado de Comitê Seletivo da Câmara sobre o Coronavírus e presidido pelo Representante James E. Clyburn (D-SC), esse comitê será modelado após o comitê da era da Segunda Guerra Mundial presidido pelo então senador Harry Truman.

A experiência com a supervisão no âmbito do Programa de Alívio de Ativos Com Problemas (TARP) no âmbito da Lei de Estabilização Econômica de Emergência de 2008 (EESA) ensina que qualquer entidade que aceite fundos do governo relacionados à pandemia do COVID-19 estará sujeita ao escrutínio de superintendentes comprometidos em encontrar impropriedades. , diretamente e até indiretamente relacionados ao recebimento. Até o momento, as investigações criminais do IG do TARP levaram à condenação de 381 réus, incluindo 76 banqueiros, e muitos outros réus foram submetidos a multas civis ou outras ações de execução pelo DOJ, SEC e outras agências.

perfil de risco de uma empresa permanece tão relevante como sempre

Com as robustas disposições de supervisão da Lei CARES e o compromisso das autoridades policiais de investigar e processar as fraudes com tanto fervor quanto antes, não há dúvida de que a atividade de fiscalização não desacelerará, mas se intensificará após a pandemia . Por esse motivo, as empresas precisam garantir que continuem mantendo a conformidade em mente, mesmo quando navegam pelas incógnitas que o COVID-19 traz.

A qualquer momento, mesmo sem uma crise global diante de nossos olhos, o sucesso de um programa de conformidade depende, em grande parte, de ter sido adaptado com base nas avaliações de risco da empresa e atualizado conforme necessário. Os resultados da avaliação de riscos de uma empresa “são essenciais ” para informar a conformidade de uma empresa “políticas, procedimentos, controles internos e treinamento para mitigar esses riscos”. Por esse motivo, as avaliações de risco são “o ponto de partida para a avaliação de um promotor sobre se uma empresa possui um programa de conformidade bem projetado”, pois os promotores “consideram se a empresa analisou e abordou os vários riscos” que enfrenta.

As avaliações de risco são especialmente críticas agora, quando o potencial de comportamento fraudulento e má conduta aumentou devido a pressões intensificadas sobre vendas e geração de receita, controles mais frouxos e maior risco de ativos inapropriados, pois os indivíduos estão preocupados com suas situações financeiras pessoais. Portanto, agora é a hora de reavaliar o perfil de risco de uma empresa, visando aumentar os controles e reafirmar o compromisso com a conformidade.

Gerenciando a conformidade por meio do tumulto

Dada a rapidez e a significância da mudança do cenário de negócios sob o COVID-19, é importante garantir que sua organização esteja adequadamente equipada para lidar com os riscos de conformidade enfrentados por seus negócios – riscos novos e existentes – que possam surgir como resultado da turbulência do mercado e uma força de trabalho remota. Uma empresa deve adaptar suas políticas e procedimentos para levar em conta essas áreas de alto risco e confirmar se possui um programa de conformidade eficaz em vigor. Os departamentos de conformidade eficazes responderão proativamente à crise atual, reconhecendo que agilidade e agilidade são essenciais para essa situação em constante mudança.

Existem sérios desafios para promover uma cultura unificada e coesa quando as empresas são forçadas a situações remotas de trabalho. Como o compromisso com a conformidade começa do topo, a gerência sênior deve comunicar os valores e as prioridades da organização a seus funcionários, e a equipe de conformidade deve permanecer visível e em constante contato com sua força de trabalho dispersa. Com 97% dos americanos sob uma ordem de permanência em casa, é importante que sua organização continue mantendo uma linha de apoio que os funcionários possam alcançar enquanto estiverem remotos. Também é fundamental que o departamento de investigações da sua organização esteja equipado para continuar investigando possíveis problemas e que os sistemas e ferramentas que os investigadores usam possam ser acessados ​​remotamente se sua equipe não puder trabalhar no local.

Ao implementar medidas de corte de custos, as organizações não devem fazer alterações que reduzam a eficácia geral do programa de conformidade. No entanto, pode haver mudanças – temporárias e permanentes – que uma organização pode fazer sem diminuir a capacidade do programa de cumprir seu mandato. Os gastos com viagens, por exemplo, podem ser um objetivo óbvio a ser reduzido no curto prazo, uma vez que as restrições atuais às viagens provavelmente já mudaram os planos de viagens planejadas até o segundo trimestre de 2020 (se não mais).

Para empresas que reestruturaram, fecharam ou alienaram uma parte substancial das operações, é prudente avaliar se a função de conformidade pode ser redimensionada para corresponder às necessidades futuras e ao perfil de risco do negócio. As empresas também podem considerar se adiar os aprimoramentos de conformidade projetados para melhorar a eficiência, como automatizar um processo que já possui controles efetivos , seria uma solução para economizar dinheiro a curto prazo. As empresas devem proceder com cautela, no entanto, e evitar adiar os aprimoramentos do programa que deixariam um risco não mitigado.

Conclusão

Embora as circunstâncias atuais possam parecer tão terríveis que uma empresa não tenha outra opção a não ser reduzir os gastos com conformidade, é imperativo executar primeiro uma avaliação completa para avaliar o impacto que o corte de custos teria. Com a turbulência do mercado apresentando as principais circunstâncias para uma possível má conduta e os reguladores sinalizando que não planejam fechar os olhos, os custos de longo prazo da não conformidade podem ser muito maiores do que os gastos atuais com conformidade.